“A Psicoimbra faz o Acompanhamento Personalizado de Crianças, Adolescentes e Adultos nas Seguintes Áreas”

Psicologia clinica

Psicologia clinica

Psicoterapia Psicanalítica

Psicoterapia Psicanalítica

Psicoterapia de Apoio

Psicoterapia de Apoio

Terapia de Casal

Terapia de Casal

Hipnose Clínica

Hipnose Clínica

Psicologia Clinica

A psicologia clínica é uma vertente da psicologia especializada no desenvolvimento e aplicação das técnicas terapêuticas e de diagnóstico. Esta ciência visa sempre a individualidade do sujeito, a sua especificidade, procurando explicar o seu funcionamento psicológico como um todo. Considera e encara a conduta do indivíduo na sua perspetiva particular, fazendo o levantamento, tão fiel quanto possível, das maneiras de ser e de reagir dos indivíduos numa determinada situação, procurando estabelecer o seu sentido e a sua origem, e descobrir os conflitos que os motivam e os meios possiveis para resolvê-los. Interessa-se particularmente pelos aspetos afetivos do sujeito.

 

Psicoterapia Psicanalítica

A Psicoterapia Psicanalítica é uma técnica terapêutica criada e desenvolvida a partir da Psicanálise, constituída por Sigmund Freud como uma teoria do funcionamento psíquico. É um método de tratamento psicológico, que utiliza como método terapêutico os fundamentos psicanaliticos para compreensão do processo.
Este processo visa uma compreensão profunda do paciente. É um processo de desenvolvimento e evolução pessoal muito abrangente.
Esta técnica promove no paciente a aprendizagem do pensar livremente sobre os problemas que manifesta, tanto ao nível do seu mal-estar interior como nas questões difíceis de resolver da vida quotidiana, sem (pré) conceitos pessoais ou constrangimentos sociais.
No espaço terapêutico não existem juízos de valor ou condenações, permitindo-se que o paciente fale livremente sobre as suas questões, sem prévia escolha de assunto, sem censura de tema, não ocorrendo qualquer orientação do terapeuta nesse sentido; a função do terapeuta é interpretar o discurso do paciente, ou seja, propor novos sentidos e novas leituras para o mesmo.
Os objectivos da Psicoterapia Psicanalítica são sobretudo a obtenção de maior compreensão interior, o enriquecimento pessoal dum ponto de vista afectivo e cognitivo dos conflitos que o assaltam e em que o próprio encontrará, em conjunto com terapeuta, soluções e novos modos, mais positivos, de se relacionar consigo e com os outros.
A Psicoterapia Psicanalitica é entre as várias psicoterapias, a que envolve um processo mais complexo e profundo de análise do paciente.
É indicada para um largo espectro de problemática e patologia, assim como também é aconselhável para todas as idades, desde a criança, o adolescente até ao adulto.

Acrescentar que é o método terapêutico com maior eficácia em termos de durabilidade

Áreas de intervenção:

A intervenção psicoterapêutica é adequada para intervir numa variedade de situações sendo as mais comuns as seguintes:

Depressão – Ansiedade – Stress – Fobias – Divórcio/Separação – Adicção/Consumo – Auto-Estima – Problemas Escolares – Problemas Profissionais – Obsessões – Raiva/Descontrolo Emocional/Agressividade – Problemas Sexuais – Problemas Alimentares (anorexia,bulimia,etc).

 

Psicoterapia de Apoio

A psicoterapia de Apoio é uma modalidade terapêutica indicada para pacientes que procuram ajuda para lidar com uma ou mais situações de vida causadoras de desequilíbrios emocionais. Como por exemplo: doenças, dificuldades profissionais, crises familiares, ect.

Esta terapia permite agilizar os mecanismos naturais de elaboração da mente e reforçar ou reorganizar o sistema defensivo em dificuldade, facilitando ao paciente uma recuperação mais rápida e estável do seu equilíbrio psíquico.

Qualquer pessoa pode necessitar deste apoio, basta estar a vivenciar um momento na vida com o qual não está a conseguir lidar e que causa sofrimento ou alteração de comportamento.

É uma técnica que procura ajudar a pessoa a lidar com estas situações. Foca-se na mudança de comportamento e alívio de sintomas, prevenção de descompensações maiores, desenvolvimento da capacidade de melhor enfrentar futuras crises e restauração do nível prévio de equilíbrio. Não se foca em tentar mudanças de personalidade nem em resolver conflitos inconscientes.
 

Terapia de Casal

A Terapia de Casal (TC) está indicada para pares/casais que estão com dificuldades no seu relacionamento, nomeadamente, dificuldades que envolvam a comunicação ou relativas ao modo como gerem os seus conflitos.
A TC visa em primeiro lugar (re)estabelecer a comunicação entre o par e é através de uma maior abertura que se dá o efeito terapêutico. O psicólogo pode também dar ao casal “trabalhos de casa” com o objectivo de reforçar os laços ou desbloquear áreas particularmente conflituosas.
É fundamental que os elementos do casal reconheçam a necessidade de efectuarem mudanças e que estejam disponíveis para o fazer.
 

Hipnose Clínica

O que é a Hipnose Clínica?

Dito de uma forma simples, a hipnose é um estado alterado de consciência. A Hipnose Clínica ou Hipnoterapia é a utilização desse estado alterado de consciência, ou transe, com um objectivo terapêutico. Isto significa que as pessoas não são tratadas com hipnose mas sim, tratadas no estado de hipnose.
Todos os estados hipnóticos são caracterizados por um estado de relaxamento muito agradável, no qual um indivíduo se permite entrar para que possam ser dadas sugestões benéficas àquela parte da mente conhecida como inconsciente. Sob hipnose, a parte da mente mais consciente e racional é temporariamente deixada em segundo plano, para que o inconsciente, essa parte que influencia as nossas funções físicas e mentais, fique mais receptiva à terapia. Durante o estado de transe hipnótico, o indivíduo fica muitíssimo concentrado no propósito específico de maximizar o seu potencial, mudar convicções e comportamentos limitadores, acedendo a uma maior sabedoria e capacidade de insight.

Apesar do estado de hipnose poder ser leve, de meia profundidade e profundo, é o estado de meia profundidade o normalmente usado. Neste estado, o metabolismo, o ritmo respiratório e os batimentos cardíacos abrandam e o cérebro emite ondas alfa. Os estados de dormir, sonhar e estar acordado podem ser detectados através dos padrões das ondas cerebrais. O estado de hipnose é diferente destes três últimos. As ondas cerebrais associadas a estados de calma e de receptividade são chamadas ondas alfa. Nos estados alfa, o corpo relaxa gradualmente. Hipnose, meditação, sonhar acordado, estar absorvido na leitura de um livro, ver televisão ou ouvir música, conduzir através de uma estrada conhecida chegando ao destino sem se recordar do caminho, etc. são bons exemplos do estado alfa.

O estado de transe é um fenómeno natural. A Hipnose Clínica praticada profissionalmente por um terapeuta altamente qualificado e reconhecido, é completamente segura.

Como funciona a Hipnoterapia Clínica?*

A nossa mente inconsciente é um reservatório imenso onde toda a informação que vamos recolhendo ao longo da vida vai sendo guardada: as nossas convicções, hábitos, comportamentos, mas também conhecimentos, sabedoria e forças por vezes desconhecidas.

No estado de hipnose, consegue-se aceder ao inconsciente de uma forma natural e eficaz – a chave para libertar todas as nossas potencialidades, mudar os hábitos e comportamentos indesejados e encontrar soluções para os nossos problemas e preocupações.

Quando o indivíduo alcança o estado de transe, o hipnoterapeuta pode usar diferentes métodos terapêuticos, desde as sugestões simples à psicanálise. Por exemplo, o terapeuta pode questionar o indivíduo sobre o seu passado, presente e futuro para procurar as razões do problema. Pode, também, dar sugestões à mente inconsciente para ultrapassar certos problemas tais como a falta de auto-confiança.

*Retirado de LCCH